domingo, 1 de junho de 2014

JESUS EXEMPLO DE AMOR E SERVIÇO

O Amor
O que é o Amor? Muitas serão as respostas para esta pergunta. O amor tem o dom de elevar as mentes humanas a declarar seus pensamentos a respeito disto. Por quê? Porque se trata de um sentimento magnífico que está em todos os corações humanos. Em algumas pessoas é expresso intensamente, em outras é adormecido. O Amor é um dom de Deus e a face de Deus que revela esse Amor é o Nosso Senhor Jesus Cristo, que viveu plenamente e misteriosamente o dom de amar. A ação do verbo Amar é doar todas as qualidades humanas existentes em cada ser no objetivo de alcançar a graça Divina. Deus é misericordioso e nos revela o caminho para conseguirmos esta misericórdia. Observe seus atos e suas escolhas. Jesus disse: “Entrai pela porta estreita! Pois larga é a porta e espaçoso o caminho que leva a perdição, e são muitos os que entram! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida, e poucos são os que o encontram!” (Mt 7, 13-14).  É importante estar atento a todas as tentações que o mundo oferece. O homem com sua capacidade de inteligência direcionou este poder para construir um universo de coisas da qual todos passam a ter a necessidade de alcançar e os critérios escolhidos podem levá-lo a caminhos errados. “Vigiai e Orai  para não cairdes em tentação; pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26, 41), suas atitudes, sua conduta. Jesus disse: “Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo teu entendimento!” e “Amarás teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22, 37-39). Eleve Deus em teus sentimentos e pensamentos, não dê valor às coisas criadas e sim ao Criador. Tudo que é criado pelo homem ou está relacionado ao homem, não pode ter mais poder que o poder de Deus, portanto, pessoas, objetos, sol, lua, a natureza em si, casa, carro, tudo que o homem constrói, não podem mandar em você, pois tudo isso corrói os corações humanos, gerando a soberba, a ganância, e adormecendo o Amor. Respeite o outro em sua vida, como quer ser respeitado. Compreenda a limitação de cada um, como que ser compreendido. “Não julgueis, e não serás julgados. Pois com o mesmo julgamento com que julgardes os outros sereis julgados; e a mesma medida que usardes para os outros servirás para vós” (Mt. 7, 1-3). Não julgueis as atitudes dos outros, não se pode saber o que se passa na vida de cada pessoa e não meça o tamanho de seus atos, pois você estará medindo o seu próprio tamanho. Portanto não sejas pequeno. Felizes os humildes de coração, os que aceitam as circunstancias da vida sem desesperar e muda suas atitudes, mudando seus conceitos de vida, de si e de todos. Amar é si dar por inteiro, é viver eternamente na paz do Senhor. Jesus amou intensamente e perfeitamente cada um de nós e ama aqueles que o tem em seu coração.

Amar os Inimigos

Sabemos que amar a todos é amar também nossos inimigos. Quem são os inimigos? Os que foram nossos amigos e por um rancor, tornou-se inimigo? Sim. Os nossos sentimentos de fraqueza, como a mágoa, ressentimento, medo, inveja, auto- piedade, a vingança, que intoxicam seu ser, transformando seu corpo, deixando-o doente, são os inimigos da humanidade. Desperta para um novo viver, para uma vida feliz, plena de coisas boas no caminho que Jesus o conduz. Jesus é a luz do amor vivo, do amor que bate em sua porta a todo o momento para trilhar junto Dele o caminho que te leva ao Reino dos Céus, a paz interior. O sagrado coração de Jesus te impulsiona a nova consciência, ao novo horizonte. Reflita, o mundo está violento, por falto do amor, da amizade, do respeito, da compreensão entre os seres, pois se vivem na disputa, na inveja, no egoísmo, na falta de bom senso. O amor é belo! Paulo I aos Coríntios 13, 4-7 diz: “O Amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso,não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não leva em conta o mal sofrido; não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade, ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo”. O Amor está no perdão, na libertação do mal. Jesus nos convida a amar com toda liberdade de viver o amor em sua verdade. Jesus deu a vida por nós, para nos salvar e libertar de nossas angustias, de nossos pecados, iluminando os corações e mentes aflitos.
Madre Tereza de Calcutá revela perfeitamente como devemos amar e servir como Jesus assim o fez.

As pessoas são irracionais, lógicas e egocêntricas.
Ame-as MESMO ASSIM.
Se você tem sucesso em suas realizações,
ganhará falsos amigos e
verdadeiros inimigos.
Tenha sucesso MESMO ASSIM.
O bem que você faz será
esquecido amanhã.
Faça o bem MESMO ASSIM
A honestidade e a franqueza o
tornam vulnerável.
Seja honesto MESMO ASSIM
Aquilo que você levou anos para construir,
pode ser destruído de um dia para o outro.
Construa MESMO ASSIM.
Os pobres tem verdadeiramente
necessidade de ajuda,
mas alguns deles podem atacá-lo
se você os ajudar.
Ajude-os MESMO ASSIM
Se você der ao mundo e aos
outros o melhor de si mesmo,
você corre o risco de se machucar.
Dê o que você tem de melhor
MESMO ASSIM.

Madre Tereza de Calcutá

. O Serviço

Servir como Jesus serviu a todos, como realizou muitas obras para a libertação da dor humana, para ajudar o próximo a se erguer e criar as bases da sua vida. A parábola do semeador (Mt.13, 4-8 e 18-23) nos mostra que para chegarmos ao Reino dos Céus temos que plantar nossa semente agora, a nossa boa maneira de se relacionar com todos, ajudando nas dificuldades, nas limitações. Jesus lança a semente do Reino em suas próprias atitudes, como devemos proceder. Plantar em terra boa significa que devemos amar e sermos honestos com todos indistintamente. É claro que em nossa existência vivemos sobre a luz e a sombra que é própria da dualidade da vida e que é através da luz que temos que enxergar o momento da colheita. Então a parábola do Joio (Mt 13, 24-30 e 36-46) nos revela esta ambiguidade Perceber a névoa dos outros é saber também que temos uma e que temos também, em corações amadurecidos, levar adiante a nossa fé numa vida nova. O velho modo de ser caminhará sempre junto de nós, mas temos que ter o domínio e controle de nossas atitudes para não perdemos o caminho da boa nova.
Jesus nos ensina com sua humildade lavando os pés dos seus discípulos (Jo 13), nos mostrando a limitação que estamos na igualdade que encontramos em nossas vidas. Todos precisam de ajuda, a generosidade precisa fazer parte de nossa conduta. A solidariedade é necessária estar presente para construir um mundo melhor, harmonioso e de paz.

Servir é amar

                Servir é amar e isso tem que estar no dia a dia, num compromisso de viver plenamente o amor ao próximo. A caridade é um dom gratuito, ajudar uma pessoa com uma palavra, com um carinho, levantando sua auto-estima, sugerindo um novo viver na identificação da sua capacidade de realizar, desenvolvendo seus potenciais, tornando-os ativos e cheios de saúde plena para construir uma vida digna e respeitosa. Quando Jesus disse: “Felizes vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! Felizes vós que agora passais fome, porque sereis saciados! Felizes vós que agora estas chorando, porque haveis de rir! Felizes sereis quando os homens vos odiarem, expulsarem, insultarem e amaldiçoarem o vosso nome por causa do filho do Homem. Alegrai-vos, nesse dia, e exultai, porque será grande a vossa recompensa no céu, pois era assim que os seus antepassados tratavam os profetas” (Lc 6, 20-23). O maior exemplo que Jesus nos deixou, ajudar a quem precisa, na sede, na fome e na dor. Amém!

Que nossa aliança com o Senhor seja eterna!
Maria Cristina Simões Gomes


Nenhum comentário:

Postar um comentário